Em tempos de crise, nos quais, tanto os empresários quanto os consumidores estão passando por dificuldades financeiras, existe uma possibilidade de Conciliação Extrajudicial para cobrança de títulos executivos.
Em Montes, a Câmara Arbitral Norte Mineira tem se destacado no recebimento de dívidas de maneira conciliadora e promovendo, inclusive, a mediação harmônica entre as partes. Desde 2010, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) oferece um prêmio: conciliar é Legal para as empresas e para os advogados não litigantes. Embora seja, ainda, de costume, a beligerância, aos poucos a sociedade tem entendido que a conciliação e a resolução de problemas resolvidos pacificamente são o melhor caminho; assim, evitam-se os processos demorados que abarrotam o sistema judiciário.
Outra Iniciativa, é evitar-se a litigância entre o patrão e os colaboradores, promovendo acordos trabalhistas de acordo com a Natureza da Câmara Arbitral ― diz o Presidente da Câmara Arbitral, Rafael Ribeiro ― “em tempo de crise, devemos procurar harmonia entre as partes, partindo-se do Princípio da Equidade e dos Princípios Norteadores dos Direitos Administrativos (LIMPE).
A Câmara Arbitral Norte Mineira tem como missão promover a conciliação e a mediação, com eficiência e harmonia. Lembrando que a notificação de dívidas (Título Executivo) tem o poder de justiça. No Judiciário, normalmente, a primeira audiência servirá para a conciliação. Dessa maneira, como supracitado e sem querer ser redundante, a Câmara Arbitral tem conseguido resgatar as dívidas e os créditos, com Maestria e Harmonicamente, cooperando com o Judiciário no que tange ao desarrolamento dos processos judiciais.
Rafael Ribeiro
Presidente da Câmara Arbitral Norte Mineira
Perito Avaliador
Consultor Empresarial
